Agência Panafricana de Notícias

ONU defende continuação de processo eleitoral na Guiné-Conakry

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu às autoridades da Guiné- Conakry para resolver com urgência todos os problemas técnicos e logísticos que levaram ao adiamento da segunda volta das eleições presidenciais, inicialmente prevista para domingo.
"Tornou-se essencial enfrentar as dificuldades técnicas e logísticas para criar as condições necessárias para a realização de eleições transparentes e credíveis o mais cedo possível", afirmou Ban Ki-Moon num comunicado divulgado sexta- feira.
"Qualquer pessoa que tentar interromper o processo de transição pacífica deverá responder face aos Guineenses e à comunidade internacional no seu conjunto," advertiu.
O Secretário-Geral da ONU convidou igualmente os Guineenses a demonstrarem mais retenção para o resto da campanha eleitoral e a evitar a violência e a provocação.
As eleições presidencias foram adiadas para data a anunciar na sequência de violentos confrontos em Conakry, no fim- de-semana passado, entre militantes dos dois candidatos, que fizeram pelo menos um morto e dezenas de feridos.
A segunda volta das eleições presidenciais vai opor Cellou Dalein Diallo, da União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG), a Alpha Condé, da Coligação do Povo da Guiné (RPG).