ONU cria fundo para minimizar impacto da maré negra nas Maurícias
Le Réduit, ilhas Maurícias (PANA) - Um Fundo das Nações Unidas foi lançado para ajudar as ilhas Maurícias a minimizar o impacto socioeconómico e ambiental da maré negra resultante do naufrágio de um navio panamenho, no sul do país.
A PANA soube esta quarta-feira de fonte oficial que, sob a designação de Fundo da ONU para o Relançamento (UNRF), este instrumento dotado de dois milhões, 500 mil dólares americanos, surge em resposta aos danos provocados pelo navio MV Wakashio em Ponta de Esny, no sul da ilhas Maurícias.
Graças a um fundo inicial de 250 mil dólares americanos concedido pelo Grupo Regional de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para a África Oriental e Austral, mobilizará recursos financeiros e assistência técnica oferecida por doadores bilaterais e multilaterais, pelo setor privado, por filantropos e organizações da sociedade civil.
« Estes recursos serão utilizados para responder à crise ecológica através duma iniciativa coordenada, coerente e holística”, indicou o Serviço de Informação do Governo (SIG)
De acordo ainda com o SIG, o UNRF ajudará a reforçar as capacidades locais sobre a forma de administrar a prevenção das catástrofes e a gestão dos riscos.
Também ajudará a apoiar os meios de subsistência das comunidades afetadas, entre outras intervenções, a fim de ajudar o Governo maurício a enfrentar em tempo oportuno qualquer situação similar no futuro, acrescentou.
-0- PANA NA/VAO/AKA/BEH/FK/IZ 26agosto2020