Agência Panafricana de Notícias

ONU convida beligerantes sul-sudaneses ao diálogo

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, convidou o Presidente sul-sudanês, Salva Kiir, e o chefe da rebelião, Riek Machar, a reunirem-se segunda-feira próxima, conforme o acordo de paz de 09 de maio assinado em Addis Abeba (Etiópia) visando pôr termo aos combates no Sudão do Sul.

Ban Ki-moon lançou este apelo durante uma conversa telefónica com o Presidente Kiir, durante a qual ele exprimiu "a sua profunda preocupação" face às hostilidades atuais exigindo um "fim imediato" de todas as operações militares.

O SG da ONU aconselhou igualmente o Presidente Kiir a avistar-se com Machar, seu ex-Vice, para "alcançar um acordo sobre questões importantes, como as disposições da transição".

Segundo um comunicado da ONU, Ban Ki-moon falou igualmente com Machar por telefone.

Ele deplorou a gravidade da situação humanitária no país e reafirmou a necessidade para as duas partes de respeitarem os acordos concluídos para permitirem imediatamente a retomada de todas as operações humanitárias.

De facto, Kiir e Machar reuniram-se em Addis Abeba, na Etiópia, recentemente para se entender sobre um fim de combates já que o Acordo de 23 de janeiro último, rubricado na mesma cidade, não serviu para a cessação das hostilidades que eclodiram em meiados de dezembro de 2013.

No quadro do acordo de maio último, os dois rivais decidiram reunir-se todos os meses para passar em revista os progressos realizados no quadro da aplicação deste acordo.

-0- PANA AA/VAO/FJG/TBM/MAR/DD 06junho2014