Tripoli, Líbia (PANA) - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) declarou quinta-feira que, com a adoção da resolução 2510 do Conselho de Segurança da ONU, o povo líbio recebeu "um forte sinal" de que este órgão "apoia a sua busca pela paz, estabilidade e um futuro melhor".
O Conselho de Segurança aprovou, na noite de quarta-feira, a resolução 2510/2020 sobre a necessidade de um cessar-fogo imediato e incondicional na Líbia.
Com esta decisão, o Conselho subscreveu os compromissos assumidos na Conferência de Berlim para respeitar o embargo de armas, a cessação das interferências nos assuntos internos do país e a retirada de mercenários estrangeiros da Líbia.
O texto da resolução recebeu 14 votos a favor dos 15 membros do Conselho de Segurança e a abstenção da Rússia.
Num comunicado, a MANUL saúda a adoção da Resolução, que "subscreve as conclusões da Conferência Internacional sobre a Líbia realizada em Berlim".
O documento afirma igualmente a necessidade de um cessar-fogo duradouro, exige que todos os Estados-Membros cumpram plenamente o embargo de armas e expressa o seu apoio inequívoco ao enviado especial da ONU, Ghassan Salamé, e ao diálogo intralíbio em curso facilitado pelas Nações Unidas.
Lembre-se que uma trégua entrou em vigor desde 12 de janeiro último, a pedido dos Presidentes russo, Vladimir Putine, e turco, Recep Tayyip Erdogan, mas é regularmente violada, apesar de uma mediação em Moscovo e da Conferência de Berlim, a 19 de Janeiro último
-0- PANA BY/DIM/IZ 13 fev2020