ONU confiante na vontade de partes líbias chegar a acordo político
Tripoli, Líbia (PANA) - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) manifestou a esperança de que o acordo das delegações da Câmara dos Representantes (Parlamento) e do Alto Conselho de Estado, obtido na sua recente reunião no Cairo, Egito, "facilitará as discussões sobre as disposições constitucionais do Fórum do Diálogo Político Líbio e ajudará a preparar o caminho para um acordo político".
Numa declaração emitida quinta-feira, a MANUL afirma que aprecia igualmente os esforços das duas delegações e espera que estes desenvolvimentos facilitem as discussões sobre as disposições constitucionais no Fórum de Diálogo Político Líbio e ajudem a abrir o caminho para um acordo político.
Uma nova ronda de conversações diretas interlíbias no âmbito do Fórum do Diálogo Político sob a égide das Nações Unidas esta agendada para o início de novembro, na Tunísia, com vista a encontrar-se uma solução para a crise líbia conducente à organização de eleições gerais.
No seu comunicado, a Missão onusina expressa a sua gratidão ao Governo egípcio por acolher este importante evento.
Estas reuniões fazem parte das conversações globais sobre o diálogo líbio, que a MANUL anunciou no início desta semana para retomar o Fórum do Diálogo Político Líbio, na Tunísia, no início do mês próximo.
As delegações da Câmara dos Representantes e do Alto Conselho de Estado reuniram-se, no Cairo, Egipto, a 11 e 13 de outubro de 2020, para discutir as disposições constitucionais para a fase seguinte.
No final da reunião, que decorreu sob a supervisão da MANUL e sob os auspícios do Governo egípcio, ambas as partes acordaram na necessidade de terminar o período de transição e de entrar na fase permanente, e de prosseguir o diálogo entre as duas instituições a fim de se chegar a um consenso sobre as disposições que assegurarão o progresso no país.
-0- PANA BY/TBM/DIM/IZ 16out2020