ONU condena violência em Darfur
Cartum, Sudão (PANA) - O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Sudão, Volker Perthes, deplorou os “crimes hediondos” de civis em Kereneik, em Darfur Ocidental, bem como os ataques perpetrados contra várias instalações sanitárias, e apelou para uma cessação imediata da violência.
Numa declaração, o responsável onusino apresentou as suas « mais sentidas » condolências às famílias das pessoas assassinadas e desejou rápidas melhoras às pessoas feridas.
Pelo menos 168 pessoas teriam sido mortas e mais de 100 outras fica feridas nos últimos atos de violência.
« A ONU lembra às autoridades e aos grupos armados a sua obrigação legal internacional de proteger todos os civis, bem como as infraestuturas civis, nomeadamente os estabelecimentos sanitários, as escolas e os sistemas de abastecimento de água”.
O comunicado indica que Perthes tomou nota das medidas adotadas, no último fim de semana, pelas forças armadas sudanesas, nomeadamente o compromisso de evacuar os civis feridos, e pediu a aceleração do envio das forças conjuntas de manutenção da segurança em conformidade com o acordo de paz de Juba.
Ele apelou igualmente para um inquérito aprofundado e transparente cujos resultados deverão ser publicados e que permitirá identificar os autores da violência se os levar à Justiça.
« Um acesso humanitário livre, seguro e sem obstáculos é necessário com urgência. As Nações Unidos no Sudão estão prestes a fornecer a ajuda àqueles que precisam disso”, declarou Perthes.
-0- PANA MA/BAI/IS/SOC/FK/IZ 26abril2022