Agência Panafricana de Notícias

ONU condena "triplo ataque-suicida horrível" na Nigéria

Nova  Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condena, com veemência, o triplo ataque suicida ocorrido no último fim de semana, em Konduga, no Estado de Borno, no nordeste da Nigéria, atribuído a três crianças utilizadas para ativar os explosivos.

Num comunicado publicado segunda-feira em Nova Iorque, Guterres apresentou as suas "sentidas condolências" às famílias das vítimas, ao Governo e ao povo da Nigéria”.

Também desejou rápidas melhoras aos feridos, esperando que os responsáveis por este ataque sejam rapidamente julgados.

Ele reafirmou a solidariedade das Nações Unidas para os esforços regionais e nacionais contra o terrorismo e o extremismo violento.

Por sua vez, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) acha "inaceitável que crianças sejam utilizadas desta forma.

Por conseguinte, o UNICEF pediu a todos os que estejam implicados neste terrível conflito para protegerem os petizes.

Segundo o UNICEF, este incidente eleva o número de crianças utilizadas como bombas humanas, no decurso deste ano, a cinco, contra 48 registadas, em 2018, das quais 38 meninas utilizadas em “ataques suicidas”.

Pelo menos 30 pessoas foram mortas e 40 outras ficaram feridas, refere um comunicado da ONU difundido segunda-feira em Nova Iorque, de acordo com informações recolhidas no terreno.

Duas raparigas e um rapaz fizeram explodir bombas num centro comunitário de visionamento de jogos de futebol, segundo as mesmas informações.

-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/DD 18junho2019