Agência Panafricana de Notícias

ONU condena subida de violência em Tripoli

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Bernardino Leon, condenou firmemente o recrudescimento da violência em Tripoli, a capital líbia, enquanto o diálogo politico continua com o objetivo de resolver a crise no país.

Segundo um comunicado da MANUL, entregue à PANA em Nova Iorque domingo, a eclosão da violência no bairro de Fashloum, em Tripoli, já fez numerosas vítimas pondo em perigo civis.

Relatórios preliminares revelaram três civis mortos, incluindo uma menina, e o rapto de civis e casas incendiadas durante os combates, acrescenta a mesma fonte.

"Nada pode justificar os confrontos ocorridos em Tripoli, nem as hostilidades armadas persistentes em diferentes partes do país, em particular numa altura em que as partes desavindas estão reunidas para alcançar uma solução atravês da mediação", declarou Leon.

Renovou o seu apelo a todas as partes líbias para "desdobrarem esforços possíveis a fim de porem termo imediatamente aos combates dentro e fora de Tripoli e tomarem todas as medidas necessárias suscetíveis de criar um ambiente mais propício às negociações em curso".

Exortou ainda os combatentes a evitarem tomar como alvo populações civis e seus bens e exigindo a libertação imediata de todos os civis raptados.

-0- PANA AA/AR/ASA/BEH/MAR/DD 19abril2015