Cartum, Sudão (PANA) - A Organização das Nações Unidas (ONU) condenaram sábado aquilo que qualificaram de "erupção de combates" em Cartum, apelando à calma, soube a PANA de fonte oficial.
Esta posição da ONU foi manifestada numa declaração pelo representante especial do Secretário-Geral da referida instituição no Sudão, Volker Perthes, que apelou com urgência aos sudaneses para restabelecerem a calma no país.
Segundo este documento, a que a PANA teve acesso, Perthes, cumulativamente chefe da Missão Integrada de Assistência à Transição das Nações Unidas no Sudão (UNITAMS, sigla em inglês), condenou "firmemente a eclosão dos combates" no Sudão.
Os confrontos iniciaram-se sábado último de manhã entre as Forças de Apoio Rápido (FSR), encabeçadas pelo general Mohamed Hamdane Daglo "Hemedti" (o número dois do país) e as Forças Armadas Sudanesas (FAS, sigla em inglês) comandadas pelo general Abdel Fattah Al-Burhan, em numerosos bairros de Cartum e noutras zonas fora desta metrópole.
O chefe da UNITAMS tomou contacto com as duas partes em conflito a fim de lhes pedir que cessem "imediatamente" os combates, garantam a segurança do povo sudanês e poupem ao país novas ondas de violência, lê-se na declaração.
-0- PANA MO/RA/NFB/SOC/DD 15abril2023