ONU condena bombardeamentos contra aeroporto e bairros civis em Tripoli
Trípoli, Líbia (PANA) - O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou ataques perpetrados contra o aerorporto e bairros civis no sul da capital líbia, Tripoli, declarou um seu porta-voz num comunicado publicado no último fim de semana.
Neste comunicado publicado no site da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL, sigla em inglês), Guterres sublinhou que “os civis devem ser protegidos em qualquer momento e em conformidade com o Direito Internacional Humanitário.”
"O Secretário-Geral da ONU apela à cessação imediata das hostilidades, e refere-se à resolução 2510 do Conselho de Segurança (da ONU) recentemente adotado e recomenda a sua aplicação”, sublinhou o porta-voz.
Tiros de foguetes na zona de Aïn Zara, no sul de Trípoli feriram sábado último sete pessoas, das quais duas crianças, indicou a operação militar “ Vulcão da Raiva” dependente do Governo de União Nacional, baseado em Tripoli e reconhecido pela comunidade internacional.
As forças do Governo de União Nacional anunciaram que o aeroporto de Maitigua e os seus arredores, bem como os bairros residenciais de Trípoli, foram bombardeados sexta-feira última pelas forças do autoproclamado Exército Nacional líbio liderado pelo marechal Khalifa Haftar com mais de 80 mísseis de tipo Grad, provocando a suspensão do tráfego aéreo que se retomou sábado último.
Em reação a este ataque, a UNSMIL reafirmou a sua rejeição dos bombardeamentos intensos contra vários bairros de Tripoli, e o alvo de civis, ocorridos sexta-feira última.
Sublinhando que as três pistas delineadas para se resolver a crise continuam válidas e que não serão suspensas.
As Embaixadas dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e da Alemanha juntaram-se à UNSMIL para denunciarem estes bombardeamentos que acontecem numa altura em que enormes esforços estão a ser envidados para se resolver a crise na Líbia.
-0- PANA BY/TBM/FK/DD 1março2020