Agência Panafricana de Notícias

ONU condena bombardeamentos aéreos duma cidade do Sudão Sul

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – A Missão das Nações Unidas no Sudão Sul (UNMISS) deplorou segunda-feira os bombardeamentos aéreos persistentes da cidade de Bentiu e exortou o Sudão e o Sudão Sul a tomar todas as medidas para garantir a segurança dos civis.

"Estes bombardeamentos cegos que provocam perdas em vidas no seio das populações civis devem cessar", declarou a representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas no Sul, Hilde Johnson, citada num comunicado divulgado em Nova Iorque.

Ela recordou às partes em conflito a sua obrigação de se conformar aos princípicos internacionais de direitos humanos e do direito humanitário, tomar todas as medidas para não prejudicar as populações civis e garantir a segurança das organizações humanitárias internacionais, do pessoal e dos bens das Nações Unida.

Por seu turno, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, reiterou a sua profunda preocupação face à continuação das hostilidades entre os dois países e instou os Governos a pôr termo à escalada da violência ao longo das suas zonas fronteiriças comuns.

-0- PANA AA/VAO/ASA/AAS/MAR/IZ 24abril2012