Agência Panafricana de Notícias

ONU condena atentado de Al-Shabaab contra Missão da UA na Somália

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - A Organização das Nações Unidas (ONU) condenou sexta-feira o ataque perpetrado por milícias de Al-Shabaab contra uma base da Missão da União Africana na Somália (AMISOM).

Num comunicado publicado em Nova Iorque, um porta-voz da ONU declarou que o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, condenou "nos termos mais fortes" o atentado perpetrado na cidade de Leego.

Ele declarou que "o Secretário-Geral presta homenagem aos soldados da paz burundeses que perderam a sua vida ajudando a instaurar uma paz duradoura na Somália e transmite as suas mais sinceras condolências ao Governo e ao povo do Burundi".

Ban reafirmou o engajamento e a determinação da ONU a continuar a trabalhar com a União Africana e a AMISOM para apoiar o povo e o Governo da Somália "no caminho da paz".

O emissário da ONU na Somália, Nicholas Kay, condenou igualmente o ataque, prestando homenagem aos corajosos soldados da paz que perderam as suas vidas por uma paz duradoura e a estabilidade na Somália.

"O nosso apoio ao povo da Somália e a nossa solidariedade com a AMISOM e as forças de segurança somalís nos seus esforços para vencer o Al-Shabaab e contruir a paz e a estabilidade não vão enfraquecer", declarou.

-0- PANA AA/MA/MTA/IS/SOC/MAR/TON 28junho2015