Bamako, Mali (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou com firmeza os ataques perpetrados contra civis, a 08 de agosto corrente, na província de Gao, no norte do Mali, onde 50 civis foram mortos e vários outros ficaram feridos, indica um comunicado da organização mundial transmitido quinta-feira à PANA.
Segundo a nota, o Secretário-Geral apresentou as suas "sentidas" condolências às famílias enlutadas e desejou rápidas melhoras aos feridos.
"Estes ataques deliberados contra as populações civis constituem graves violações dos direitos humanos e do direito internacional humanitário", sublinhou Guterres.
A Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) enviou capacetes azuis para a zona, a fim de proteger os civis e aumentou as suas patrulhas diurnas e noturnas, a fim de dissuadir qualquer novo ataque e facilitar a prestação de serviços básicos na zona abrangida, em coordenação com as forças de defesa e segurança malianas, acrescenta o comunicado.
A MINUSMA declarou-se pronta para ajudar as autoridades malianas a julgar os autores destes crimes.
-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 12agosto2021