Agência Panafricana de Notícias

ONU condena ataques às suas forças na RCA

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou veementemente os ataques de sexta-feira que mataram três soldados de manutenção da paz burundeses, na República Centro-Africana (RCA), e feriram dois, anunciou uma fonte oficial,  em Nova Iorque.

Os ataques contra as forças de manutenção da paz da Missão das Nações Unidas no país (MINUSCA) e as forças de segurança ocorreram, em Dékoa, na Prefeitura de Kémo, e em Bakouma, na Prefeitura de Mbomou.

Numa declaração lida pelo seu porta-voz, o Secretário-Geral da ONU reiterou que os ataques contra as forças de manutenção da paz da ONU podem constituir um crime de guerra.

O Secretário-Geral "apela às autoridades da República Centro-Africana para que investiguem estes hediondos ataques e levem rapidamente os seus autores à justiça", acrescentou.

O chefe da ONU reafirmou o empenho contínuo da sua organização de trabalhar em estreita colaboração com parceiros nacionais, regionais e internacionais, para apoiar os esforços para promover a paz e a estabilidade, na RCA.

Os ataques, realizados por homens armados não identificados, ocorreram num cenário de violência crescente em várias partes do país, nas vésperas das eleições presidenciais e legislativas deste domingo.

De acordo com um funcionário da ONU no país, a insegurança "semeou o pânico" entre a população e obrigou mais de 55 mil pessoas a fugir das suas casas, aumentando ainda mais a sua vulnerabilidade.

De acordo com um funcionário da ONU no país, a insegurança "semeou o pânico" entre a população e obrigou mais de 55.000 pessoas a fugir das suas casas, aumentando ainda mais a sua vulnerabilidade.

Constata-se igualmente um aumento de ataques dirigidos contra atores humanitários.

Só na última semana, foram registados mais de 17 incidentes contra pessoal humanitário, incluindo um sequestro de uma ambulância e de um veículo de saúde distrital, ferindo um membro do pessoal, conforme consta da declaração.

-0- PANA MA/RA/NFB/JSG/SOC/DIM/IZ 27dez2020