Agência Panafricana de Notícias

ONU condena ataques aéreos mortíferos no leste da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL) condenou terça-feira os ataques aéreos ocorridos na véspera num bairro residencial de Derna (leste), no leste do país, matando 16 civis, entre mulheres e crianças.

Num comunicado distribuído na capital líbia, Tripoli, a UNSMIL indica que, segundo informações recebidas, pelo menos 12 crianças e mulheres morreram, enquanto três adultos e quatro crianças ficaram feridos.

A Missão exprimiu as suas sinceras condolências às famílias das vítimas e desejou rápidas melhoras aos feridos.

Pediu um acesso humanitário imediato e sem obstáculos e o levantamento das restrições de movimento, em particular para os que necessitam de tratamento médico.

A UNSMIL reafirmou que os ataques diretos ou cegos contra civis estão proibidos pelo Direito Internacional Humanitário, e lembrou a todas as partes que têm a obrigação de proteger os civis.

Estes ataques acontecem depois da descoberta, quinta-feira passada, de 36 corpos abandonados à beira da estrada que liga Benghazi a Al-Abbiar (leste).

A Líbia está abalada pelo caos de segurança desde a destituição do antigo regime de Kadafi, em 2011, devido à destruição das estruturas do Estado e à proliferação das armas que favoreceu a omnipresença de milícias e grupos armados.

-0-PANA BY/BEH/MAR/IZ 01nov2017