Agência Panafricana de Notícias

ONU condena ataque horrível contra pessoal de UNICEF na Somália

Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) – A Organização das Nações Unidas (ONU) condenaram com firmeza o ataque perpetrado segunda-feira última de manhã contra um seu veículo no nordeste da Somália, que matou quatro trabalhadores do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e ferindo seriamente quatro outros.

« Cada um de nós no UNICEF está profundamente entristecido e furioso », declarou num comunicado de imprensa o diretor executivo do UNICEF, Anthony Lake.

Foi por volta das oito horas locais que um engenho explosivo improvisado (IED) suspeito visou um veículo da ONU em Garowe, em Puntland, uma região árida da Somália, que se declarou Estado autónomo em 1998.

Segundo um comunicado do UNICEF, o ataque de segunda-feira ocorreu quando os empregados da ONU se deslocavam da sua residência ao escritório, normalmente um trajeto de um a três minutos.

« O horrível ataque contra os nossos colegas do UNICEF hoje, no norte da Somália, constitui uma agressão não apenas contra eles, mas contra as populações que eles servem. Os nossos pensamentos imediatos estão com as famílias dos quatro membros do pessoal mortos e com os que ficaram feridos”, declarou Lake.

Acrescentou que os seus colegas consagraram as suas vidas a trabalhar para crianças da Somália e que por isso mesmo são heróis.

"Lamentamos a sua perda e esperamos pelo pleno restabelecimento dos feridos », desejou.

A Missão das Nações Unidas na Somália (ONUSOM) condenou igualmente o ataque, qualificando-o de "um desprezo total" pela vida das pessoas que trabalham para as necessidades humanitárias e o desenvolvimento do povo da Somália.

-0- PANA AR/MTA/TBM/SOC/FK/DD 21abril2015