ONU condena ataque deliberado contra civis em Trípoli
Tripoli, Líbia (PANA) - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) declarou-se "extremamente preocupada" com informações de que residentes das regiões de Ain Zara e Salaheddine, em Tripoli, foram mortos ou ficaram feridos por engenhos explosivos improvisados colocados dentro e perto das suas casas.
A MANUL denunciou "esta transformação e esta deterioração grotesca do conflito, ocorrida enquanto famílias procuravam a segurança e o conforto nas suas casas para as férias de Aïd (fim do ramadão), considerando-as como "um ataque deliberado contra civis inocentes."
Num comunicado emitido segunda-feira à noite, a MANUL condenou veementemente "estes atos, que não servem qualquer objetivo militar, causam um medo extremo entre a população e violam os direitos de civis inocentes que devem ser protegidos pelo direito internacional humanitário".
A Missão instou "todas as pessoas a procurarem informações e terem em conta os conselhos de segurança para se manterem afastadas de áreas que não tenham sido declaradas seguras por uma autoridade competente ou de objetos de origem desconhecida que possam ser engenhos explosivos", assinalando que a comunicação ".
A seu ver, comunicar tais informações às autoridades competentes é essencial para as ajudar a atenuarem a ameaça.
No seu comunicado, a MANUL saudou "o trabalhos de inquérito de desminagem realizado pela polícia e por engenheiros militares líbios, muitos dos quais formados pela Organização das Nações Unidas e pela comunidade internacional".
Reafirmou "o seu apoio contínuo" aos parceiros, comunidades e partes interessadas líbios que trabalham afincadamente para libertarem a Líbia da ameaça de explosivos restantes da guerra.
Engenhos explosivos e minas, alguns quais colocados em casas de civis, foram descobertos nos últimos dias nas zonas da periferia do sul de Trípoli, onde estavam entrincheirados elementos das forças de Khalifa Haftar, autoproclamado comandante do Exército Nacional Líbio.
-0- PANA BY/DIM/DD 25maio2020