Agência Panafricana de Notícias

ONU condena ataque contra capacetes azuis na República Centroafricana

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, e o Conselho de Segurança (CS) condenaram com veemência o ataque ocorrido no fim de semana passado contra um cortejo da Missão da ONU para a Manutenção na República Centroafricana e que fez um morto entre os capacete azuis egípcios e três outros feridos.

« O Secretário-Geral apresentou as suas sentidas condolências às famílias enlutadas e ao Governo do Egito. Ele desejou pronta cura aos feridos », indica um comunicado publicado pelo seu porta-voz adjunto, Farhan Haq, após o ataque ocorrido no eixo Bangassou-Kongbo, no sudeste do país.

Este recente incidente eleva a 13 o número de capacetes azuis mortos na República Centroafricana desde janeiro de 2017.

O comunicado indica que o SG da ONU lembrou com firmeza que estas ofensivas perpetrados contra capacetes azuis poderão constituir um crime de guerra.

Exortou as autoridades do país a realizarem um inquérito para julgar com urgência os seus autores em tribunal.

Reafirmou a determinação da ONU a acelerar a execução do mandato da Missão Multidimensional Integrada de Estabilização das Nações Unidas na República Centroafricana (MINUSMA), recentemente renovado pelo CS, em particular para proteger os civis e contribuir para o progresso do processo político no país, acrescentou a nota.

Numa outra nota transmitida segunda-feira à imprensa, o CS condenou « com veemência » este ataque.

Reiterou que estes ataques poderão constituir crimes, lembrando a todas partes as suas obrigações em virtude do Direito Humanitário Internacional.

O CS exortou o Governo centroafricano a realizar um inquérito rápido e julgar os autores destes crimes em tribunais.

-0- PANA MA/AR/ASA/BEH/SOC/FK/DD 28nov2017