ONU condena ataque contra Capacetes Azuis tchadianos no Mali
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O porta-voz do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou os ataques que mataram, domingo último, três Capacetes Azuis do Tchad e feriram gravemente quatro outros.
« O Secretário-Geral (António Guterres) lembra que os ataques que visam soldados da paz das Nações Unidas podem constituir crimes de guerra, tendo em conta o direito internacional”, indicou o seu porta-voz numa declaração de imprensa divulgada domingo última à noite.
Estes Capacetes Azuis morreram ao serivço da paz no Mali, lembrou o também representante Especial do SGeral da ONU no país, Mahamat Saleh Annadif.
Condenou igualmente “atos cobardes que têm por objetivo paralisar operações, no terreno, da MINUSMA (Missáo das Nações Unidas no Mali) e afetar indistintamente o seu pessoal e civis inocentes.”
Guterres apelou as autoridades malianas para se esforçarem com vista a identificar os autores destes ataques para que possam ser rapidamente julgados.
“Devemos conjugar todos os esforços para identificar e deter os responsáveis por estes atos terroristas para que respondam pelos seus crimes diante da justiça”, indignou-se Annadif, que é igualmente chefe da MINUSMA.
«O Secretário-Geral reafirma que tais atos cobardes não vão dissuadir a ONU da sua determinação a continuar a apoiar o povo e o Governo do Mali na sua busca de paz e de estabilidade”, acrescentou o seu porta-voz.
Guterres, Annadif e todo o sistema das Nações Undias no Mali apresentaram as suas sinceras condolências às famílias das vítimas, bem como ao Governo e ao povo tchadiano.
Desejaram igualmente rápidas melhoras aos feridos.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/MAR/DD 12maio2020