ONU condena ataque armado contra soldados da paz no Mali
Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou com firmeza o ataque violento perpetrado sábado contra a Missão Multimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA), fazendo num morto entre os soldados de manutenção da paz.
Guterres está "profundamente chocado com a morte do capacete azul nigeriano que sucumbiu aos seus ferimentos, após o ataque armado perpetrado por assaltantes não identificados em Tombouctou”, declarou o seu porta-voz, Stéphane Dujarric, num comunicado publicado sábado à noite.
O responsável da organização universal apresentou as suas "sentidas condolências” à família enlutada e ao Governo da Nigéria e desejou rápidas melhoras a um outro capacete azul nigeriano ferido durante o mesmo ataque.
Ele desejou igualmente rápidas melhoras a três capacetes azuis tchadianos, feridos quando o seu carro blindado acionou um engenho explosivo improvisado, em Tessalit, na província de Kidal.
O Secretário-Geral da ONU lembrou que os ataques que visam os soldados de manutenção da paz das Nações Unidas podem constituir crimes de guerra, segundo o Direito Internacional.
Apelou às autoridades malianas para “tomar rapidamente medidas para identificar os autores destes ataques e levá-los o mais cedo possível aos tribunais".
"O Secretário-Geral reafirma a solidariedade das Nações Unidas para com o povo e o Governo do Mali e o seu apoio à busca da paz e da estabilidade”, concluiu Dujarric.
-0- PANA MA/AR/ASA/BEH/FK/IZ 19maio2019