Kinshasa, RD Congo (PANA) - A Missão das Nações Unidas para a Estabilização da RD Congo (MONUSCO) redobrará seus esforços para obter melhores resultados, prometeu segunda-feira o seu diretor dos Assuntos Políticos, François Grignon.
No termo de uma sessão de trabalho com o Presidente congolês, Félix Thisékedi em Lubumbashi, no extreme sudeste da RDC, Grignon reconheceu que a situação é extremamente difícil no terreno no leste do país.
Acompanhado pelo comandante da Força da MINUSCO, o tenente-general Dacosta, ele indicou que a sessão de trabalho com o Presidente da República sobre as atividades da MONUSCO em apoio e colaboração com às FARDC (Forças Armadas da RD Congo) nas operações atualmente em curso no leste do país.
"As atividades de apoio às FARDC envolvem a inteligência, a logística, o planeamento, a preparação e execução de operações”, disse o responsável onusino, acrescentando que já existe uma compreensão do entendimento do estado das necessidades a fim de se obter resultados operacionais.
À pergunta de saber se existem e há progressos, o responsável disse que, durante o seu périplo de avaliação sobre o que está a ser feito no terreno em Beni e Bunia, no leste do país, a chefe da MONUSCO, Bintou Keita, disse trr constatado uma nítida melhoria do acordo de parceria da cooperação com as FARDC, desde a instauração do estado de sítio.
-0- PANA KON/JSG/FK/DD 20set2021