Agência Panafricana de Notícias

ONU assinala 18 mil deslocados internos no oeste da Côte d'Ivoire

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – Dezoito mil deslocados internos foram identificados na parte ocidental da CÕte d'Ivoire, anunciou sexta-feira a Operação das Nações Unidas na Côte d'Ivoire (ONUCI) sexta-feira em Nova Iorque.

A ONUCI indicou igualmente que este número pode aumentar após o registo ainda em curso neste país da Africa Ocidental.

"Agências humanitárias e Organizações Não Governamentais (ONG) estão em busca de fundos para satisfazer as necessidades dos deslocados internos em matéria de abrigos, água, alimentos, sáude e proteção", lê-se num comunicado onusino transmitido à PANA em Nova Iorque.

O texto afirmou que a missão onusina distribuiu, na semana passada, 16 mil litros de água potável aos necessitados e realizou 817 patrulhas no país.

No entanto, equipas médicas provenientes de diversos contingentes da ONUCI assistiram mil 376 pacientes, incluindo três pessoas supostamente baleado terça-feira última por elementos pertencentes à Polícia Nacional na cidade Bondoukou.

Ele sublinhou que a ONUCI prossegue a sua campanha de sensibilização visando reforçar a paz e a coesão social.

Através destas atividades, ela demonstrou que o seu credo continua a ser a busca duma solução pacífica, inclusiva e definitiva para a crise na Côte d'Ivoire", sublinhou o comunicado.

A Côte d'Ivoire atravessa uma crise política desde o início de dezembro último depois de o Presidente cessante Laurent Gbagbo e o candidato da oposição Alassane Ouattara revindicarem cada um pela vitória do escrutínio presidencial de 28 de Novembro último.

-0- PANA AA/VAO/LSA/TBM/SOC/FK/DD 05Fev2011