ONU apoio diálogo interlíbio iniciado em Marrocos
Trípoli, Líbia (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, elogiou as sessões de diálogo realizadas, em Marrocos, entre parlamentares líbios, garantindo o seu apoio a "todas as iniciativas que vão reforçar e completar os esforços de paz em curso no quadro da Conferência de Berlim sobre a Líbia ".
Numa declaração reproduzida pelo seu porta-voz, Stéphane Dujarric, no site da ONU, Guterres enaltece o papel do Marrocos na busca de uma solução pacífica para o conflito na Líbia.
"O acordo político líbio assinado, na cidade marroquina de Skhirat, em 2015, atesta o firme compromisso de Marrocos para alcançar uma solução para a crise na Líbia, com o apoio as Nações Unidas.
"Estamos convencidos de que a última iniciativa de Marrocos terá um impacto positivo na conduta da ONU no diálogo político na Líbia", sublinhou.
No domingo, a primeira sessão do diálogo líbio arrancou, na cidade de Bouznika, no norte de Marrocos, entre delegações da Câmara dos Representantes (Parlamento) e do Conselho Superior de Estado.
As duas delegações acordaram em continuar as consultas por mais dois dias, afirmou uma fonte próxima das delegações, acrescentando que "houve um acordo de princípio sobre a repartição de sete posições soberanas em 10", sem especificar a natureza das mesmas posições e candidatos propostos em ambos os lados que participam no diálogo.
-0- PANA BY/BEH/MAR/IZ 08set2020