ONU apoia luta contra Covid-19 no Mali
Bamako, Mali (PANA) – A Organização das Nações Unidas (ONU) e o Mali assinaram, segunda-feira, três protocolos estimados em dois milhões e 732 mil dólares americanos para adquirir material e equipamento médico especializado, no quadro duma resposta integrada e rápida à crise sanitária do coronavírus, soube a PANA de fonte oficial.
Os três protocolos de entendimento, avaliados em moeda local em cerca de um bilião e 650 milhões de francos CFA, foram assinados, em Bamako, através da Missão Multidimensional Integrada da ONU para a Estabilização no Mali (MINUSMA) e do Ministério maliano da Saúde.
Num comunicado, a MINUSMA explica que estes instrumentos permitirão, também, dar ao pessoal médico uma formação adequada para a operacionalização das medidas de prevenção e de redução do impacto da pandemia do Covid-19.
"Estes protocolos correspondem a três projetos que serão criados pelo Ministério maliano da Saúde, com o apoio técnico da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, acrescenta o comunicado.
Para o distrito de Bamako, que é a zona mais afetada pelo vírus, além das medidas de atenuação, o primeiro projeto vai abranger a aquisição de equipamentos vitais, em apoio às estruturas de saúde e apoiará os centros de higiene e de segurança, nomeadamente no aeroporto de Bamako, para melhor supervisionar os passageiros dos voos domésticos e internacionais.
As mesmas disposições serão tomadas através dos dois outros projetos para as províncias de Mopti (centro), Gao, Ménaka, Taoudéni, Tombouctou e Kidal (norte).
Para o representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas no Mali e chefe da MINUSMA, Mahamat Saleh Annadif, “estes projetos são um apoio ao Governo maliano para fazer face com rapidez e eficácia à pandemia do Covid-19".
"Com o parceiro de implementação, o Ministério da Saúde, devemos fazer tudo para que a epidemia seja contida com esta doação de material e de formação, continuando a prevenção bem e a sensibilização”, disse.
-0- PANA GT/JSG/MAR/IZ 07abril2020