Agência Panafricana de Notícias

ONU apoia inquérito sobre tráfico de minérios na RD Congo

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – A Missão das Nações Unidas de Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO) iexpressou segunda-feira a sua plena cooperação às autoridades congolesas no inquérito relativo à implicação de um dos seus empregados locais numa tentativa de tráfico de minérios a partir do Rwanda vizinho.

As autoridades congolesas frustraram domingo esta tentativa dum agente local das Nações Unidas de passar em contrabando quase uma tonelada de cassiterita após ter detido um veículo onusino no posto fronteiriço de Goma (leste), na fronteira com o Rwanda.

As Nações Undias afirmaram que « a MONUSCO coopera e apoia as autoridades nacionais nos inquéritos relativos a este incidente ».

« A missão lançou igualmente o seu inquérito independente sobre aquilo que parece ser uma violação da sua ética, das suas regras e dos seus regulamentos”, indicou a missão num comunicado de imprensa.

A exploração ilegal de minérios no leste da RD Congo foi terminantemente proibida por causa da persistência do conflito e da insegurança na região dos Grandes Lagos em África, nomeadamente o Burundi, a RD Congo e o Rwanda.

-0- PANA AA/BOS/ASA/TBM/SOC/MAR/DD 23agosto2011