Agência Panafricana de Notícias

ONU apela para combate ao tráfico de droga na Serra Leoa

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, apelou quinta-feira à comunidade internacional para apoiar os esforços visando a combater o tráfico de droga na África Ocidental.
Numa contribuição para o relatório do Escritório Integrado da Manutenção da Paz na Serra Leoa, o diplomata sul-coreano ao serviço da ONU indicou que, apesar dos progressos realizados neste país após uma década de guerra civil, grupos criminosos transnacionais utilizam cada vez mais este território oeste-africano como placa giratória do narcotráfico.
O relatório sublinha que grupos criminosos transnacionais, que traficam droga no interior da Serra Leoa, ameaçam comprometer os recentes avanços registados em matéria de segurança neste país oeste- africano.
Ki-moon afirmou igualmente que a rede do tráfico ilícito de droga poderá desestabilizar o Governo ainda frágil da Serra Leoa.
"O tráfico ilícito de droga, um fenómeno novo com uma potencialidade enorme e capaz de perturbar a segurança e a estabilidade socioeconómica do país e na região, deve ser combatido antes de se enraizar e constituir graves perigos", escreve o SG da ONU.
A Serra Leoa junta-se assim ao clube de alguns países oeste- africanos, recentemente identificados pelo Escritório de Drogas e Crime da ONU como pontos de trânsito para o tráfico de cocaína e outros narcóticos a partir dos Caraíbas e da Ámarica Latina com destindo à Europa.