Agência Panafricana de Notícias

ONU apela a Mugabe e Tsvangirai para resolver crises no Zimbabwe

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, apelou quarta-feira ao novo Governo de União do Zimbabwe para "resolver imediatamente as crises económica e humanitária" neste país da África Austral.
Ban Ki-moon instou igualmente o Governo a controlar a epidemia de cólera que abala o Zimbabwe.
Num comunicado divulgado na sede da ONU em Nova Iorque, Ban Ki-moon congratulou-se com o emposse do líder da oposição, Morgan Tsvangirai, como primeiro-ministro do Zimbabwe, qualificando-o "de passo importante na aplicação do Acordo de Paz Global assinado a 15 de Setembro último entre as partes zimbabweanas".
Ele encarregou, no entanto, Tsvangirai e o Presidente Robert Mugabe para se ocuparem dos problemas que afectam o desenvolvimento do Zimbabwe.
"O período diante de nós será crucial para o reforço dos direitos humanos e das liberdades democráticas", declarou.
O Secretário-Geral da ONU reafirmou igualmente a determinação da sua organização em apoiar os esforços de relançamento do novo Governo a fim de aliviar os sofrimentos do povo zimbabweano.
Ban Ki-moon foi representado pelo Secretário-Geral da ONU para as Questões Políticas, Haile Menkerios, na cerimónia de emposse do primeiro-ministro zimbabweano.