Agência Panafricana de Notícias

ONU apela Governo congolês para melhor segurança das populações no leste da RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) – A sub-secretária-geral das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários e coordenadora adjunta dos Socorros de Emergência, Catherine Bragg, apelou sábado, em Kinshasa, ao Governo da República Democrática do Congo (RDC) para redobrar de esforços visando garantir a segurança das populações no leste do país.

Catherine Bragg, que avaliava a sua visita às províncias Oriental e do Sul de Kivu, no leste da RDC, declarou-se preocupada com o número de deslocados internos nesta parte do país.

« A insegurança é a causa primordial deste fenómeno e será preciso ocupar-se dela », sublinhou Catherine Bragg, durante uma conferência de imprensa, antes de deplorar igualmente a psicose da população e pedir ao Governo para restabelecer a autoridade do Estado nesta parte da RDC.

Segundo ela, além da insegurança, a falta de infraestruturas impede igualmente os atores humanitários de fazer chegar a ajuda humanitária a estas pessoas que dela precisam com urgência.

Ele apelou, entretanto, aos agentes humanitários, para trabalhar com o Governo para atenuar o sofrimento da população.

A sub-secretária-geral das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários encerrou assim a sua visita de cinco dias à RDC, que lhe permitiu nomeadamente inteirar-se da situação humanitária no leste do país.

-0- PANA KON/TBM/SOC/FK/IZ 05junho2011