Agência Panafricana de Notícias

ONU anuncia mobilização para formar força de segurança mista em Tripoli

Trípoli, Líbia (PANA) - O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Líbia, Ghassan Salamé, revelou na terça-feira que esforços estão a ser envidados para a formação de uma força mista para substituir grupos armados em Tripoli.

"Queremos montar uma força armada conjunta em Tripoli, a capital de todos os Líbios, e todos os Líbios devem entrar nela com toda a segurança", declarou Salamé durante um encontro com os comandantes militares em Misrata, a 220 quilómetros a leste de Tripoli.

Disse ter-se deslocado a Misrata para consultar representantes, dignitários, líderes militares e a sociedade civil.

"Misrata é uma cidade importante por causa do seu peso económico, cultural e militar, e atribuímos grande importância à constante comunicação e às trocas de ideias e de visões com esta cidade", lê-se num comunicado da Missão de Apoio das Nações Unidas à Líbia, publicado terça-feira no Facebook.

Ghassan Salamé encontrou-se terça-feira com membros do Conselho Municipal de Misrata, com membros das duas câmaras do Parlamento e do Alto Conselho de Estado.

O Conselho Presidencial iniciou a implementação das disposições de seguranças previstas no Acordo Político concluído em dezembro de Skhirat (Marrocos) no quadro da unificação das instituições de segurança do Estado a fim de colocar o país numa fase de estabilidade permanente, juntamente com a adoção dum conjunto de medidas de reforma económica a fim de se impor uma taxa sobre as vendas de divisas.

-0- PANA BY/IS/DIM/DD 24out2018