Agência Panafricana de Notícias

ONU analisa veredito de justiça líbia de invalidar eleição de novo Parlamento na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) indica ter “tomado nota” da decisão da Câmara Constitucional do Alto Tribunal de Justiça da Líbia que anulou a eleição do novo Parlamento.

Segundo um comunicado, a MANUL está a estudar esta decisão realizando ao mesmo tempo « consultas em estreita colaboração com todas as partes do setor político líbio e com seus parceiros da comunidade internacional ».

Chamou, para tal, « todas as partes líbias a colocarem o interesse nacional acima de qualquer outra consideração », reafirmando assim « a sua dedicação à soberania da Líbia, à sua independência e à sua integridade territorial ».

A ONU apela igualmente « a todo mundo para demonstrar responsabilidade e não cometer nenhuma ação que possa agravar o estado de polarização, ou conduzir a uma nova deterioração da situação de segurança ».

Sublinhou « a necessidade para todas as partes de trabalhar com urgência para chegar a um consenso sobre negociações políticas para o período de transição ».

De facto, a Câmara Constitucional do Alto Tribunal de Justiça libio anulou quinta-feira última a eleição do novo Parlamento líbio, declarando nula a revisão da Declaração Constitucional que permitiu a sua eleição a 25 de junho último.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 07nov2014