Agência Panafricana de Notícias

ONU alerta para danos inimagináveis de covid-19 no mundoNU

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – « Se não agirmos agora, a pandemia da covid-19 (coronavírus) vai causar estragos e sofrimentos inimagináveis no mundo”, alertou quinta-feira em Nova Iorque o Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

Durante uma reunião virtual de alto nível sobre o financiamento do desenvolvimento, o SG da ONU frisou que o custo da inação será pesado.

Mais 60 milhões de pessoas na extrema pobreza; uma fome sem precedentes; até um bilião e 600 milhões de pessoas privadas de meios de subsistência; e uma baixa de 8,5 biliões de dólares na produção mundial, ou seja o maior forte declínio desde a grande depressão dos anos 1930, enumerou Guterres, preconizando "unidade e solidariedade" para se fazer face à crise no mundo.

«Pedimos que medidas coletivas sejam imediatamente tomadas em seis domínios, que revestem uma importância capital”, declarou diplomata português, durante este evento em linha, consagrada à mobilização de mais fundos com vista ao desenvolvimento sustentável", disse o SG da ONU, citado num comunicado oficial.

Trata-se nomeadamente de reforçar as liquidezes mundiais, reduzir o peso da dívida para todos os países em desenvolvimento e os de médios rendimentos, encorajar credores do setor privado e reduzir a dívida dos países em desenvolvimento, preconisou Guterres.

Relançar investimentos nos setores que favorecem o desenvolvimento sustentável, lutar contra os fluxos financeiros ilícitos e reconstruir o mundo pós-coronavírus em bases mais duradouras, tambem constam do leque de medidas defendidas por ele.

Reconheceu no entanto que custará ultrapassar a pandemia de covid-19 e reconstruir o mundo em bases mais duradouros.

Por outro lado, ele frisou que a não o fazer, será ainda mais custoso.

« Vivemos uma época tão difícil quanto perigosa, e devemos enfrentar este desafio com toda urgência, toda seriedade e toda responsabilidade que se imponham”, sublinhou Guterres.

« Trata-se lá duma crise mundial, e cabe-nos, a todos, resolvermo-la”, concluiu.

-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR/DD 29maio2020