ONU advoga moderação no Sudão
Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, apela aos Sudaneses para darem prova de moderação e evitarem a violência, segundo um comunicado divulgado esta terça-feira pelo Centro de Informação da ONU em Nova Iorque.
Guterres reiterou, na nota, a disponibilidade da sua instituição para apoiar todos os esforços envidados pelos Sudaneses para encontrarem uma solução pacífica para a crise atual.
O SG da ONU advogou o respeito total pelos direitos humanos, incluindo as liberdades de agrupamento e de expressão, bem como a libertação dos manifestantes detidos.
Convidou o Governo sudanês a criar um clima suscetível de permitir encontrar uma solução para a situação atual e instaurar um diálogo inclusivo.
Iniciado há perto de quatro meses, o movimento popular no Sudão não parou, tendo-se concentrado, desde sábado último, diante da sede do Exército sudanês.
Os protestários exigem a partida do Presidente sudanês, Omar El Bechir, e do seu regime.
As manifestações foram desencadeadas pela decisão do Governo, de 19 de dezembro de 2018, de triplicar o preço do pão num país abalado por uma profunda crise económica, desde a independência do Sudão do Sul, em 2011, que fazia parte do Sudão.
Manifestações transformaram-se rapidamente em movimento de contestatação contra o Presidente Omar El-Bachir, de 75 anos de idade, que tomou o poder desde 1989, através dum golpe de Estado.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/DD 9abril2019