Agência Panafricana de Notícias

ONU adverte de consequências de atraso na resolução de crise na Líbia

Túnis, Tunísia (PANA) - O representante especial do Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU) na Líbia, Bernardino Leone, advertiu sexta-feira das consequências do atraso registado na resolução da crise política e segurança no país.

Em declaração à imprensa, Leone afirmou que qualquer atraso suplementar vai criar mais dificuldades para se pôr fim aos combates e restabelecer a unidade nacional, a restauração da instituição estatal e o relançamento económico.

Indicou que a maioria do povo líbio deseja a paz e não deve ser o refém de uma minoria que pensa poder vencer esta guerra por meios militares.

Propôs um cessar-fogo, para um curto período, com vista a criar um clima propício à organização de um diálogo numa base pacífica.

O representante especial de Ban Ki-moon, SG da ONU, na Líbia insistiu na necessidade de se envidar mais esforços, por parte de todos os Líbios, a fim de porem termo aos combates antes que seja muito tarde.

Garantiu a disponibilidade das Nações Unidas para desdobrar esforços para lançar a operação política destinada a trazer aos Líbios a paz e a estabilidade.

-0- PANA AD/IN/JSG/SOC/MAR/DD 10jan2015