Agência Panafricana de Notícias

ONU adverte das consequências da estagnação agrícola em África

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- Um relatório das Nações Unidas preveniu que a estagnação da produção agrícola em África provocou um sério problema de insegurança alimentar e outros de desenvolvimento no continente.
A advertência foi lançada na Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (CNUCED) em 2010 sobre a tecnologia e inovações.
O relatório mostra que "técnicas culturais inadequadas e práticas nefastas após colheitas tornam esta região da África Subsariana incapaz de erradicar a fome e a pobreza extremas até 2015".
O documento defendeu igualmente uma "revolução verde" para África que não consegue atingir os progressos agrícolas muito mediatizados da Ásia e da América Latina.
O relatório indica que a revolução verde em África deverá basear-se na tecnologia e nas inovações orientadas para as necessidades e as aptidões dos milhões de pequenos produtores africanos e ela deverá fazer face às condições climáticas instáveis no continente.
O Secretário-Geral da CNUCED, Supachai Panitchpakdi, fustigou nomeadamente o facto de que os países africanos dependem cada vez mais das importações alimentares.