ONU adota orçamento de $ 3,7 biliões para 2020
Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - A Assembleia-Geral das Nações Unidas adotou, no fim de semana, um orçamento de três biliões e 730 milhões de dólares americanos para as Nações Unidas para o ano 2020.
Trata-se de um aumento de cerca de oito milhões de dólares americanos em relação ao que foi inicialmente pedido pelo Secretário-Geral, António Guterres, segundo um comunicado da ONU.
É igualmente pela primeira vez, desde 1973, que a ONU adota um orçamento anual em vez de uma previsão para dois anos.
O comunicado indica que a quinta Comissão da Assembleia-Geral, que cobre as questões administrativas e orçamentais, examinou e aprovou o orçamento com base em relatórios especializados.
Felicitando o Comité pelo êxito dos seus trabalhos, o presidente da Assembleia-Geral, Tijjani Muhammad Bande, declarou que a adoção do orçamento e outras decisões importantes tomadas pelo comité são essenciais para o bom funcionamento da ONU.
"O projeto de orçamento-progama para 2020 que fornece os recursos necessários ao Secretariado da ONU para realizar as suas diferentes tarefas, prepara-nos igualmente para a entrada na Década de Ação para a Aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODD)”, afirmou.
Todos os Estados-membros da ONU deverão intensificar os seus esforços, nos próximos anos, para a aplicação dos ODD, concebidos para criar um Mundo melhor para todos, protegendo o ambiente natural.
Entre os 17 objetivos figuram a eliminação da pobreza e da fome, a realização da igualdade dos sexos e a tomada de medidas urgentes para lutar contra os efeitos da mudança climática.
Os dirigentes mundiais adotaram os ODD, em 2015, e fixaram o seu prazo para 2030.
-0- PANA MA/AKA/BEH/MAR/IZ 30dez2019