ONU Lança centro de monitoramento de preços para países africanos
Cotonou, Benin (PANA) - A Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA) lançou quarta-feira o Centro Africano de Monitorização de Preços.
Lançado por videoconferência, o centro é uma ferramenta continental que oferece uma visão única das evoluções dos preços nos países africanos, nas Comunidades Económicas Regionais e a nível continental.
A iniciativa visa reunir os preços e as taxas de câmbio de todos os países africanos numa única plataforma facilmente acessível aos cidadãos, decisores (políticos) e outras partes interessadas.
A plataforma envolverá análises mensais, trimestrais e anuais da inflação, indicam os promotores da iniciativa.
A secretária executiva da CEA, Vera Songwe, advertiu que existe uma falta de dados sobre preços para permitir ao centro monitorar, analisar e gerir as economias através de decisões políticas esclrarecidas.
Lamentou que esta situação levou frequentemente às agitações civis, porque, quando os preços de mercadorias como alimentos, petróleo e energia sobem, "as pessoas vão para as ruas".
Com este Centro, os dados sobre preços terão maior visibilidade muito para além das fronteiras nacionais e serão acessíveis para análises e reflexões adequadas, disseram os peritos da CEA, sublinhando que a utilização de dados fiáveis permite discussões construtivas sobre a boa governação.
O público foi convidado a apropriar-se dos dados e deles fazer uso, enquanto os serviços de estatísticas são chamados a produzir estes dados, em conformidade com diretrizes e princípios imparciais e a disponibilizá-los atempadamente.
O Centro também ajudará a fornecer informação através das fronteiras para permitir aos interessados manter-se a par da evolução dos preços, nos países vizinhos.
-0- PANA IT/BEH/DIM/IZ 12agosto2020