Agência Panafricana de Notícias

ONG reclama por libertação de alunas sequestradas na Nigéria

Nairobi, Quénia (PANA) - A Organização não Governamental (ONG) de luta contra pobreza Action Aid condenou o rapto de mais de 200 raparigas na sua escola em Chibok, nordeste da Nigéria, e exigiu a sua libertação imediata.

"O Governo deve fazer tudo ao seu alcance para encontrar e socorrer estas raparigas e deve instaurar imediatamente mecanismos de proteção especial para salvar as vidas e a educação de todas as crianças da Nigéria, em particular na região vulnerável do nordeste”, declarou o diretor da Action Aid no Quénia, Hussaini Abdu.

Milhares de Nigerianos manifestam-se diariamente no país para exortar o Governo a tomar medidas com vista a libertar estas raparigas.

O nordeste da Nigéria está em atraso em termos de escolarização, de manutenção na escola e de conclusão dos estudos, em particular relativamente às raparigas.

Hussaini Abdu revelou que nesta região os pais estavam reticentes em enviar as suas filhas à escola por razões culturais e religiosas.

"Por exemplo, muitos pensam que as raparigas devem casar-se jovens e abandonar os seus estudos", explicou.

Ele convidou igualmente o Governo a garantir os direitos das crianças à educação por um financiamento adequado e a instalação de infraestruturas casas de banho para as raparigas e as professoras.

-0- PANA DJ/SEG/FJG/JSG/MAR/TON 02maio2014