Agência Panafricana de Notícias

ONG localizam sepulturas de dezenas de militares negro-mauritanos assassinados

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Responsáveis de várias Organizações Não Governamentais (ONG) mauritanas anunciaram terça-feira ter localizado, segunda-feira, sepulturas de várias dezenas de militares negros mauritanos vítimas de execuções extrajudiciárias, em Inal, em novembro de 1990.

Deslocaram-se a Inal, no norte do país, no âmbito duma caravana de recordação e recolhimento organizada por ocasião da celebração do 51º aniversário da independência da Mauritânia.

«Pudemos identificar o sítio onde estes militares foram detidos e torturados, dos quais 28 soldados enforcados na madrugada de 28 de novembro de 1990, bem como o lugar onde foram enterrados. Isto foi possível graças à presença nas nossas filas de numerosos sobreviventes que ajudaram a enterrar os seus co-codetidos», disse o presidente da Iniciativa do Renascimento do Movimento Abolicionista (IRA), Birame Ould Dah Ould Abeid.

«O edifício que tinha servido de centro de torturas foi destruído e, justamente ao lado, encontra-se um terreno de futebol», acrescentou.

A caravana é integrada por 400 pessoas provenientes de diversas localidades da Mauritânia e da diáspora.

Várias centenas de soldados negros mauritanos foram vítimas de execuções extrajudiciárias entre setembro de 1990 e fevereiro de 1991.

-0- PANA SAS/AAS/IBA/CJB/DD 29nov2011