Agência Panafricana de Notícias

ONG lança programa de educação para saúde pública na Guiné-Conakry

Paris- França (PANA) -- Uma Organização Não Governamental (ONG) internacional, Kosimakan, lançou um programa de educação para a saúde através da higiene e do saneamento na prefeitura de Kankan, no leste da Guiné-Conakry, anunciou segunda-feira em Paris o seu presidente, Amara Camara.
"Este projecto, que denominamos 'Casa de Saúde', arrancou graças a um financiamento de 143 mil 700 euros concedido pela província italiana de Trinto.
A nossa ambição é ajudar as populações da nossa zona de intervenção a prevenirem doenças observando regras de higiene e de saneamento", declarou o Camara durante uma entrevista à PANA.
Ele indicou que a equipa encarregue do projecto já avaliou as necessidades sanitárias de 73 dos 200 distritos onde ela é chamada a intervir com meios humanos e logísticos adequados.
"Dois médicos, três enfermeiros e uma parteira formam a equipa que executará as actividades.
A sua acção visará principalmente as doenças endémicas e mortais da região.
Nós queremos baixar a taxa de mortalidade materna e infantil nesta província", precisou.
"A parteira vai ao encontro das parteiras tradicionais para lhes ensinar boas técnicas da assistência às mulheres grávidas", acrescentou.
Ao sublinhar a importância de envolver as populações neste projecto, Camara indicou que brigadas de jovens encarregues do saneamento serão formadas nos diferentes distritos beneficiários.
"Estas brigadas de jovens vão nomeadamente evitar que águas estagnem nas aldeias.
Este trabalho de prevenção será associado à distribuição de mosquiteiros impregnados a favor das mulheres grávidas e das crianças de tenra idade", afirmou.
Camara frisou que a sua organização não tem meios para se ocupar de todos os que ficam doentes na província de Kankan, mas, sublinhou, "podemos, através da prevenção, ajudá-los a não ficarem doentes".