Agência Panafricana de Notícias

ONG ivoirienses formadas em gestão de litígio eleitoral

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- A Comissão Eleitoral Independente (CEI), órgão reitor das eleições ivoirienses, iniciou, segunda-feira, uma sessão de formação em gestão das reclamações sobre a lista eleitoral provisória a favor de várias organizações da sociedade civil da Côte d'Ivoire.
Segundo a vice-presidente da CEI para a Comunicação e Sensibilização, Fatoumata Traoré-Diop, esta sessão inscreve-se na lógica dum procedimento transparente visando oferecer aos Ivoirienses uma lista eleitoral de que serão orgulhosos.
Sublinhou que estas eleições de saída da crise devem ser democráticas, permitindo a todas as partes participar na boa marcha do processo.
É por isso, que as organizações da sociedade civil devem ajudar a população na boa gestão das reclamações sobre a lista eleitoral provisória, disse.
Fatoumata Traoré-Diop recusou-se a comunicar a data das eleições, indicando apenas que a urgência está, agora, na gestão do contencioso sobre a lista eleitoral.
Domingo passado, o antigo partido no poder, o Partido Democrático da Côte d'Ivoire (PDCI) e o líder dos jovens patriotas, Charles Blé Goudé, pediram à CEI uma nova data das eleições presidenciais.
A afixação da lista eleitoral provisória iniciou-se desde 22 de Novembro passado.
o contencioso arrancou a 24 de Novembro último e vai durar 38 dias.