Agência Panafricana de Notícias

ONG francesa financia intervenções cirúrgicas de seis crianças malianas

Bamako, Mali (PANA) – A Operação "Mil Corações para África" da Organização não Governamental (ONG) francesa Chaîne de l'Espoir (Cadeia da Esperança) selecionou seis crianças malianas (dois rapazes e quatro raparigas) para efetuar intervenções cirúrgicas cardiovasculares no Centro Hospitalar Universitário (CHU) de Fann, em Dakar, no Senegal, soube a PANA de fonte sanitária.

Para estas intervenções, a Cadeia da Esperança mobilizou 10 mil euros (mais de seis milhões 500 mil francos CFA), uma soma que não inclui o ato e o transporte das crianças.

As seis crianças selecionadas foram submetidas no fim de semana passado a exames complementares no hospital Mãe-Criança « Le Luxembourg » de Bamako antes de serem transferidas para o Centro de Cirurgia Cardiovascular e Peitoral do CHU de Fann para as Intervenções.

Lançada há mais de uma década, a Operação Mil Corações para África permite salvar vidas por intervenções cirúrgicas a favor dos petizes africanos que sofrem de patologias cardíacas.

A ONG Cadeia da Esperança está a angariar, há vários anos, fundos para ajudar crianças afetadas por cardiopatias.

Cada ano, a organização garante as despesas médicas de 15 a 20 crianças no Mali para intervenções cirúrgicas, indica-se.

-0- PANA GT/AAS/IBA/FK/IZ 05abril2011