Agência Panafricana de Notícias

ONG contra extracção mineira irresponsável no Gana

Lagos- Nigéria (PANA) -- A Associação Wassa das Comunidades Afectadas pela Exploração das Minas (WACAM) afirmou quinta- feira prosseguir com a sua campanha contra a extracção mineira irresponsável sobretudo nas reservas florestais do país.
Este anúncio foi feito por Daniel Owusu-Korateng.
director executivo desta Organização Não Governamental (ONG) que ensina às comunidades a Constituição e os seus direitos.
Esta decisão da WACAM foi tomada em reacção a ataques lançados através da imprensa contra a referida organização por chefes ganenses na sequência dum pedido do relator especial das Nações Unidas sobre o direito à alimentação enviado ao Governo ganensem de acordo com o seu director executivo.
O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos está preocupado com os impactos potenciais do projecto Newmont Akyem sobre a Reserva Florestal de Ajenya Bepo e com a violação do direito à alimentação das comunidades afectadas.
Segundo um comunicado desta ONG, "em Maio de 2008, a WACAM e outras organizações da sociedade civil, tais como a Rede de Acção e Informação para o Direito a Manter-se (FIAN), apresentaram relatórios sobre as violações dos direitos humanos no contexto das operações de extracção mineira à grande escala no quadro da Revisão Períodica Universal das Nações Unidas (RPU) sobre a situação dos direitos humanos no mundo".
"Através desta contribuição para a RPU, exprimimos a nossa preocupação relativa às violações dos direitos das comunidades mineiras no Gana cometidas pelo Exército e pela Polícia.
Nós fornecemos provas das brutalidades da Polícia e do Exército contra as comunidades mineiras neste país, que culminam na morte de inocentes".
A WACAM cita uma informação da Agência Ganense de Notícias (GNA) segundo a qual, em 2005, jovens de New Abirem, que se manifestavam contra o projecto Newmont Akyem, foram baleados pela Polícia e vários manifestantes morreram.
Segundo o comunicado, "seria útil lembrar que, de acordo com informações dadas pela imprensa, o honorável Joe Ghartey, então ministro da Justiça e Procurador-Geral, confirmou as acusações de brutalidade cometidas pelo Exército e pela Polícia contra comunidades mineiras durante uma reunião da Comissão das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
Durante este encontro, um relatório da RPU foi debatido e prometeu que o então Governo tomaria medidas para pôr fim a estas brutalidades.
A WACAM sublinha que a FIAN, uma ONG internacional respeitada, que milita a favor do direito à alimentação, confirmou à WACAM que, em Março de 2009, ter lançado uma campanha global e um plano de acção de emergência contra o projecto Newmont Akyem na reserva florestal de Ajenua.
"Uma cópia do Plano de Acção de Emergência (No 09064GHA), que expõe de maneira pormenorizada as violações potenciais dos direitos económicos, sociais e culturais da população, além da destruição maciça da Reserva Florestal de Ajenua Bepo, foi enviada ao relator especial da ONU sobre o Direito à Alimentação, o que levou o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos endereçar um pedito ao Governo do Gana.