Abuja, Nigéria (PANA) – Algumas Organizações Não Governamentais (ONG) estão a dar “apoio humanitário”, nomeadamente produtos alimentares e medicamentos, a terroristas da seita islamita e terrorista de Boko Haram no nordeste da Nigéria, acusou quarta-feira o Exército nigeriano.
Num comunicado publicado no mesmo dia, o porta-voz do Exército nigeriano, o coronel Sagir Musa, pediu a estas ONG para porem termo à sua ação que, a seu ver, compromete a segurança da Nigéria.
Doravante, acrescentou, todas as ONG que operam no nordeste do país, atualmente palco duma guerra contra a seita Boko Haram, devem trabalhar no quadro das regras e dos regulamentos que regem as atividades dos trabalhadores humanitários e em conformidade com as linhas mestras e os processos do direito internacional humanitário, mas também do direito dos conflitos armados.
Segundo o comunicado, esta sabotagem eclodiu em plena luz do dia com a detenção, domingo último, dum importante líder terrorista, Mohammed Modu.
Investigações revelam que a fação de Abubakar Shekau de Boko Haram recebeu um “apoio humanitário”, sob forma de produtos alimentares e de medicamentos, de ONG.
À luz destas revelações chocantes, o Exército nigeriano advertiu fortemente estas organizações em causa de qualquer ação que vise comprometer a segurança nacional da Nigéria e seus esforços para lutar contra o terrorismo.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/FK/DD 30maio2019