Agência Panafricana de Notícias

OMS saúda progresso de norma "não fumar" para proteger saúde pública

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, acolheu favoravelmente novos dados segundo os quais "não fumar" está a tornar-se numa nova norma.

Num discurso quinta-feira na 16ª Conferência Mundial sobre o Tabaco em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, Chan advogou uma ação mundial acelerada para “exercer mais pressões” contra a indústria do tabaco.

«Não possuímos as riquezas da indústria do tabaco, mas temos razão e estamos decididos », declarou a responsável da OMS.

Num comunicado transmitido à PANA em Nova Iorque, Chan declarou que o tabaco mata anualmente quase seis milhões de pessoas e mais de cinco milhões destas mortes são o resultado da utilização direta do tabaco.

A chefe da OMS sublinhou que, numa altura em que mais de 600 mil mortes são foram o pessoas não fumadoras expostas indiretamente ao fumo, cerca de 80 porcento de um bilião de fumadores no mundo vivem em países de baixo e médio rendimentos.

A conferência iniciada quarta-feira versa sobre o controlo do tabaco e as doenças não transmissíveis, incluindo as pulmonares e cardíacas, cancros e a diabete.

-0- PANA AA/AR/MTA/TBM/SOC/FK/DD 20março2015