OMS recomenda alargamento do Estado de Emergência em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o alargamento do Estado de Emergência e o período de confinamento, em Cabo Verde, para evitar a intensificação da pandemia do novo coronavírus (covid-19), no arquipélago.
A recomendação foi feita sexta-feira, na cidade da Praia, pelo representante da OMS, em Cabo Verde, Hernando Agudelo, depois de apresentar as projeções da sua organização sobre a covid-19, no arquipélago.
Ele assinalou que, tendo em conta o tempo de incubação da doença, e porque o vírus circula no país e ainda não está totalmente localizado, “é necessário mais tempo para conter o vírus”.
“O vírus está a circular e ainda não sabemos onde está. Se apanharmos o vírus, que demora 14 dias para manifestar a doença, teremos de esperar mais 15 de tratamento e já vão 30 dias e depois disso teremos de esperar mais para poder dizer que já não contamina mais. Portanto são 45 dias desde o primeiro dia que apareceu o vírus até à sua erradicação”, precisou.
No mesmo sentido, pronunciou-se o diretor nacional da Saúde, Artur Correia, para quem “não é prudente levantar o Estado de Emergência”, no dia 17 de abril, 20 dias após à sua declaração pelo Presidente da República.
“Por isso defendo que as medidas de restrições deviam estender-se por mais tempo”, sustentou, defendendo, entretanto, um equilíbrio para evitar que as pessoas passem necessidades de alimento, por exemplo.
Cabo Verde está em Estado de Emergência, desde o dia 29 de março deste ano, por um período de 20 dias, decretado pelo Presidente da República, pela primeira vez na história do país, com o propósito de intensificar o combate ao novo coronavírus.
-0- PANA CS/IZ 12abril2020