Agência Panafricana de Notícias

OMS prioriza Mali e Mauritânia na prevenção contra Ébola

Bamako, Mali (PANA) – O Mali e a Mauritânia foram identificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre os países prioritários para a prevenção da propagação do vírus do Ébola dos 16 Estados da região oeste-africana, anuncia uma nota transmitida quarta-feira à PANA.

Neste sentido, estes dois países deverão beneficiar duma ajuda considerável da OMS em matéria de reforço das capacidades de prevenção desta doença que já matou quase quatro mil e 500 pessoas, segundo o comunicado da organização onusina.

A OMS publicou quinta-feira última a lista dos países prioritários que integra os quatros Estados fronteiriços com a zona afetada (Côte d’Ivoire, Guiné-Bissau, Senegal e Mali) aos quais foram acrescentados 11 países de risco (Benin, Burkina Faso, Camarões, Gâmbia, Gana, Nigéria, República Centroafricana, RD Congo, Sudão do Sul, Togo e Mauritânia).

Os países em questão foram selecionados em função das rotas comerciais e do estado dos seus respetivos sistemas de saúde.

Mas a OMS garantiu que não recomenda os controlos instaurados nos aeroportos à entrada dos passageiros para despistar eventuais pessoas contaminadas em África pelo vírus do Ébola.

Segundo a diretora do Departamento de Capacitação da OMS, Isabelle Nuttali, "uma tal iniciativa pode dar um sentimento de segurança falso”.

"O controlo de temperatura dos viajantes apenas trava os que têm sintomas neste momento. Estes sintomas podem manifestar-se após a passagem pelas Alfândegas e a entrada no território", explicou.

-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 23out2014