Genebra, Suíça (PANA) - O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a sua agência está a lutar para conter o último surto de Ébola, na província de Equador, na República Democrática do Congo (RDC).
Falando com jornalistas em Genebra, chamou de preocupante o surto que registou 86 casos.
Segundo o DG da OMS, embora a propagação geográfica da epidemia seja vasta, com muitas áreas acessíveis apenas por helicóptero ou barco, 100 funcionários da OMS estão a trabalhar com o Ministério da Saúde, agências onusinas , Organizações não Governamentais e outros parceiros para erradicar a infecção.
Além disso, afirmou, a OMS liberou 2,5 milhões de dólares americanos do seu fundo de emergência e do fundo regional de resposta às emergências para apoiar as necessidades imediatas.
Para conter a epidemia, a OMS precisa de fundos adicionais e está a trabalhar com as províncias e países vizinhos para reforçar a preparação, disse.
"Não se trata apenas da segurança sanitária de um país", disse Tedros, acrescentando que "se trata de segurança sanitária global".
"Quer seja a covid-19, Ébola ou outras epidemias de alto impacto, precisamos de estar prontos e responder rapidamente", salientou Tedros.
-0- PANA MA/NFB/BEH/SOC/DIM/IZ 15agosto2020