Agência Panafricana de Notícias

OMS lança competição para soluções inovadoras para melhorar saúde em África

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) para a região África lançou uma competição chamada "Desafio para a Inovação", que procura inovações em termos de saúde suscetíveis de ter importante impacto social e atender às necessidades de saúde não satisfeitas no continente.

"Este Desafio de Inovação reconhece a necessidade crítica de inovações para realçar os desafios do continente no setor da saúde", declarou a diretora regional da OMS para África, Matshidiso Moeti, citada no comunicado transmitido sábado à PANA, em Abidjan.

"A OMS promove soluções locais para realçar os desafios de saúde nas áreas de saúde reprodutiva, materna e infantil, doenças infeciosas, doenças não transmissíveis e outros domínios fundamentais. Esperamos que este desafio estimulará o espírito de empreendedor dos inovadores e conduzirá a inovações fiáveis no domínio da saúde em todo o continente ", acrescentou Moeti.

A data-limite para o envio das candidaturas termina na segunda-feira, 10 de dezembro próximo, à meia-noite.

Este desafio vai priorizar as soluções de saúde inovadoras e evolutivas que serão selecionadas nas categorias de inovação "em termos de produtos, de serviços e social".

Será lançado para o efeito um site Internet para destacar essas inovações no domínio da saúde, numa plataforma que servirá como "um mercado dinâmico para conectar os diferentes atores como ministérios e peritos em saúde, académicos e investidores públicos e privados".

As candidaturas serão avaliadas por um júri independente, com base no potencial impacto da inovação na saúde em África, bem como na possibilidade de reproduzir ou expandir a solução proposta.

O lançamento deste Desafio e da plataforma serve de anúncio da realização do Fórum de Saúde em África, que terá lugar em Cabo Verde, de 23 a 24 de março de 2019, e será a primeira reunião de líderes políticos e económicos da região consagrada à saúde.

Os finalistas selecionados beneficiarão do financiamento das suas passagens aéreas e custos de hospedagem para assistir ao Fórum.

Eles terão a oportunidade de expor as suas inovações e encontrar os líderes políticos, governamentais e económicos de alto nível que trabalham no domínio da saúde.

Terão igualmente a oportunidade de apresentar as suas soluções na reunião Anual dos ministros da Saúde da região África da OMS, prevista para agosto de 2019, em Brazzaville, no Congo.

-0- PANA BAL/DIM/IZ 11nov2018