OMS instada a apoiar planos nacionais de combate ao cancro
Brazzaville, Congo (PANA) - A 69ª sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada quinta-feira, em Brazzaville, convidou esta instituição onusina a apoiar os Estados-membros no desenvolvimento, implementação e monitorização dos planos nacionais de controlo do cancro.
De acordo com um relatório publicado no final da reunião, os Estados-membros também solicitaram à OMS que aumentasse a assistência técnica aos programas nacionais de controlo do cancro, especialmente na área da pesquisa e inovação, em função do contexto nacional.
Na 69.ª sessão do Comité Regional, os delegados pediram que a OMS apoiasse o reforço dos sistemas de informação, em particular o aumento da cobertura e da qualidade dos registos do cancro e a definição de um conjunto mínimo de indicadores de monitorização e de relatórios sobre os progressos realizados na região.
Segundo as estatísticas publicadas na 69ª sessão do Comité Regional da OMS, 72 por cento dos países africanos desenvolveram planos abrangentes de luta contra o cancro e 30 por cento dos Estados-membros têm registos de cancro.
Os países-membros da OMS em África são instados a afetar recursos internos adequados e mobilizar financiamento externo, conforme as necessidades, para organizar uma resposta integrada ao cancro, no âmbito da cobertura universal da saúde.
São também encorajados a reforçar o diagnóstico do cancro, o tratamento e a capacidade dos cuidados paliativos, integrando estes esforços no controlo das doenças não transmissíveis e em programas de saúde mais extensos.
-0- PANA MB/TBM/CJB/IZ 24ago2019