Genebra, Suíça (PANA) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) enviou uma equipa de epidemiologistas ao leste da República Democrática do Congo (RDC), onde a doença do vírus Ébola reapareceu, depois da declaração do fim de uma epidemia anterior, em junho passado.
As autoridades congolesas anunciaram domingo que um novo caso foi registado perto da cidade de Butembo, na província do Kivu-Norte, localizada numa região que venceu a doença após quase dois anos de luta.
De acordo com um comunicado das Nações Unidas, a vítima é esposa de um sobrevivente do vírus Ébola.
A OMS observou, num comunicado à imprensa, que não é incomum a ocorrência de casos esporádicos depois de um grande surto.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a sua organização está a apoiar as autoridades locais e nacionais para localizar mais de 70 contactos da vítima, enquanto a desinfeção dos locais que ela visitou está em curso.
"Até agora, nenhum outro caso foi identificado, mas é possível que haja mais, porque esta mulher esteve em contacto com muitas pessoas depois de infetada e enquanto assintomática", disse Tedros.
“Já foram enviadas vacinas para a área e esperamos que a vacinação comece o mais rápido possível”, acrescentou.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/MAR/IZ 09fev2021